-IMAGENS DE FALHA: ALGORITMOS INTELIGENTES E A AUTOMATIZAÇÃO DO SENSÍVEL
O projeto surge do interesse de investigar o que acontece quando os sistemas simbólicos, que nos conectam com o outro e dão forma ao mundo que nos cerca, passam a ser operados por algoritmos que tomam decisões automáticas à respeito do que [de como] vemos. Cada vez mais presentes na vida cotidiana, estes agentes não-humanos aplicam automaticamente filtros de efeitos em fotografias digitais, identificam pessoas e expressões corporais, decidem sobre as imagens que chegam a nós pelos “feeds” das redes sociais e as que encontramos em pesquisas “on-line”. Elas mostram à sua maneira ruas, mapas e imagens via satélite, calculam nossa rota pela cidade e organizam nossos percursos sensoriais, proliferando-se em velocidade rápida, sem que possamos analisar com propriedade seus desdobramentos mais profundos. Ao incorporar tecnologias de inteligência artificial e atuar objetivamente na produção, edição, distribuição e apreensão de imagens, tais sistemas colocam em outra escala o automatismo dos aparatos técnicos de mediação detectado por Vilém Flusser. Ao mesmo tempo em que “auxiliam” em nossas tarefas, estes algoritmos circunscrevem nossa visibilidade, nosso imaginário e nossos modos de ação aos seus próprios parâmetros de operação. Desta problemática surge o interesse de explorar a potência estética do erro, do “glitch” e do ruído nestes sistemas. Nesta poética da falha, busca-se uma maneira de discutir as dimensões políticas e éticas que geralmente encontram-se ocultas nestes programas.
-POÉTICAS DO OBJETO: DA ANCESTRALIDADE À INTERNET DAS COISAS
Trata-se de uma pesquisa transdiciplinar no campo da arte, do design e da tecnologia, com foco nas transformações tecnológicas e culturais que vêm se desenhando atualmente sob a idéia de uma “internet das coisas”. A pesquisa assume como referência inicial tanto o repertório material e imaterial dos objetos e “tecnologias” pré-científicas da cultura africana, particularmente por meio dos quilombos do estado do Ceará, quanto as questões que surgem no momento em que os objetos que nos cercam passam a se comunicar em rede, incorporando recursos como sensores, vídeo e som para tornarem-se máquinas sofisticadas de produção simbólica. O projeto prevê o estudo de tecnologias e práticas culturais decorrentes da “Internet das coisas” e propõe uma leitura crítica e poética desse cenário à partir do cruzamento das filosofias de Vilém Flusser e Gilbert Simondon com os estudos da técnica africana de Candice Goucher e Henrique Cunha. Estes entrecruzamentos são assumidos como potencializadores de especulações poética que ganharão corpo em artefatos que relacionem espaços on-line e off-line / tecnologias de produção simbólica obsoletas e recentes / misticismo e objetos conectados em rede / ancestralidade e especulação poética.
-ARTES DO APARATO: INVENÇÕES E INTERVENÇÕES DE MÁQUINAS SIMBÓLICAS
Considerando estas obras-dispositivo como intervenções do artista nas diversas dimensões do contexto da cultura midiática contemporânea, busca-se compreender melhor como se dão as operações que estes artistas empreendem nas camadas abstratas codificadas nos dispositivos de mediação, como eles articulam pragmaticamente suas propostas em suas obras, quais são os procedimentos empregados para a criação. A pesquisa visa produzir uma reflexão teórica sobre esta produção artística visando indicar os principais procedimentos e métodos implicados na criação dessas obras. Busca-se também realizar experimentações práticas das abordagens e métodos de criação encontrados nestas obras, de modo a produzir reflexões e explorações sobre as relações entre a arte, a tecnologia e os processos de mediação em vigor.
Projetos de Extensão:
Áreas de Interesse: Arte e Mídia
Audiovisual
Comunicação e novas tecnologias
Disciplinas:
Total de Créditos
Universidade Federal do Ceará
Instituto de Cultura e Arte (ICA)
Fone (85) 3366-9223
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